COMPARTILHAR

Pele Eletrônica pode monitorar o nível de Oxigênio do Corpo

Cientistas dizem ter desenvolvido “pele” eletrônica ultra-fina que pode medir os níveis de oxigênio quando presa ao corpo.

O objetivo é desenvolver tais “peles” para monitorar os níveis de oxigênio nos órgãos durante uma cirurgia, dizem os pesquisadores no Japão.

Testes em voluntários com a “pele”, mostraram medições estáveis de concentração de oxigênio no sangue durante procedimentos.

O dispositivo contém componentes micro-eletrônicos que emitem luzes vermelhas, azuis e verdes na superfície do corpo.

Os cientistas da Universidade de Tóquio estão trabalhando em maneiras para exibir números e letras na pele para fins de monitoramento de saúde.

Os eletrônicos portáteis são uma área de crescimento futuro na pesquisa, com interesse em aplicações médicas, tais como lentes de contato que monitoram os níveis de glicose, ou óculos inteligentes.

“O dispositivo mede discretamente a concentração de oxigênio do sangue quando laminado em um dedo”, disse o pesquisador Tomoyuki Yokota e colegas.

Ele acrescentou: “Em última análise, sensores óticos orgânicos flexíveis podem ser diretamente colocados sobre órgãos para monitorar o nível de oxigênio no sangue durante e após a cirurgia.”

Fonte: BBC

Posts Relacionados